Comportamento no trabalho
Olá, como vocês estão? Tudo bem?
Já escrevi que o objetivo do Blog, não é somente falar da
moda no trabalho, pois não adianta estar bem apresentável, se o comportamento
não condiz com a aparência.
Desta vez quero falar um pouco sobre as atitudes que podem
ser evitadas no ambiente de trabalho, e isto independe se você atua em grande
ou pequeno escritório, ou dentro de uma fabrica. O bom comportamento é bem
vindo sempre!
Já virou jargão e também realidade que passamos maior parte
do nosso dia trabalhando, normalmente de 8 a 10 horas, mas se formos contar as
horas que atendemos celular corporativo, respondemos e-mails, entre outros, creio
que ultrapassamos 12 horas. As outras 12 são para: alimentação, lazer, família
e descanso.
Serei breve no trato de alguns comportamentos que podem ser
evitados.
1) Falar
o que vem a cabeça:
Se você faz a linha do "falo mesmo e quem quiser
aguente", cuidado! Sinceridade é sempre bem vinda, mas tome cuidado com o
tom de voz, gestos, e maneira de abordar. Você não deve esquecer que está no
local de trabalho e que certos comportamentos e atitudes não são bem vistos.
Falar o que vem a cabeça, utilizar de certa informalidade excessiva não é
adequado. Não seja impulsivo! Nestes momentos a racionalidade tem que falar
mais alto do que sua impulsividade. Pense, reflita e trace argumentos, agindo
assim, você terá sucesso.
2) Não
admitir seus erros:
Anos atrás, trabalhava-se de maneira engessada e errar era o
fim. Os tempos são outros, e obviamente os "erros" devem ser
evitados, porem não é o fim. Se está tendo dificuldade em suas atividades,
busque informações, invista na sua profissão, não espere somente da empresa e
tenha iniciativa. Não tenho duvidas que os erros serão bem menores, e quando
isto ocorrer, você terá maturidade para buscar informação e solução correta
para seu erro.
3) Deixar
para amanhã o que pode fazer hoje:
Alguns profissionais, infelizmente, têm este péssimo
costume. Pede-se alguma coisa e ele posterga ao máximo. Como isto é chato, sinônimo
de falta de competência! Para aqueles que acham que este tipo de comportamento
não é observado, atenção! "O principal ponto de avaliação do gestor é o
desempenho e o não cumprimento de prazos e metas é um dos comportamentos mais
inaceitáveis que existem". Então, se você é este tipo de profissional,
mude, ainda há tempo!
4) Seu
colega também tem sentimentos
Normalmente falam que uma mulher na TPM não é fácil, mas
vale lembrar que quando o homem se descontrola emocionalmente é um “tsunami”. As pessoas são movidas pelas emoções. Quando
você desconta suas frustrações em alguém, essa pessoa pode revidar, e acredite,
ao revidar a intensidade é bem maior. Procure sempre se colocar no lugar do
outro, é importante. Outra dica é o diálogo, para resolver qualquer mal
entendido. Não projete no outro suas expectativas.
Seja estilosa (o), não só na aparência, mas também em suas
atitudes!
Até a próxima!
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