Como lidar com os excessos de um Líder!


   
Quem não tem, ainda terá, um líder com excessos, que toma decisões no furor da emoção, que magoa, e que nos faz pensar se estamos, realmente, agregando algo à empresa. Estas atitudes de alguma maneira nos trazem maturidade, senso crítico e nos mostram o perfil profissional que queremos ter no futuro. 
   Especialistas de diferentes áreas enumeram diversos tipos de comportamentos e atitudes que seriam o ideal. Destaco aqui algumas características que julgo serem importantes para o perfil de um líder:
1) Ser acessível;
2) Servir de exemplo;
3) Participar da equipe e não apenas dar diretrizes;
4) Desenvolver constantemente suas habilidades de comunicação e relacionamento;
5) Conhecer as pessoas que fazem parte da equipe.
  Como encontrar um líder com esse perfil não é algo tão fácil, vamos falar em como superar os momentos difíceis no trabalho.
   A primeira coisa a fazer é se concentrar.
  Se você percebe que o seu líder não está em um período bom procure fazer o seu melhor. Evite conversar sobre o "estado" emocional dele com seus colegas (embora a vontade seja enorme). Isso não ajuda em coisa alguma e ainda pode piorar a situação.
  Bater de frente com ele não é a melhor escolha. É importante evitar deslizes, desentendimentos e saber discordar com embasamento.
  Antes de falar qualquer coisa é importante estabelecer um relacionamento que lhe permita esta abertura. Fique atento! Não adianta falar se o líder não estiver receptivo.
  O líder precisa entender que o relacionamento com a equipe é a base de tudo na empresa. Ele não precisa ter as melhores pessoas em sua equipe, mas precisa saber como identificar e reforçar o melhor em cada colaborador, e esta será a grande soma dentro do grupo. 
   Finalizando!
  Não importa qual o porte da empresa em que trabalha, enfrentar situações como esta acontece em qualquer empresa do mundo! 
   Lembre-se! A melhor empresa é aquela que nos tem como colaborador.

Comentários

Postagens mais visitadas