Os benefícios de BOM banho antes do Trabalho


Há algum tempo estava muito a fim de escrever sobre o tema, mas achei meio obvio. Então fui pesquisar e para minha surpresa encontrei muitos artigos sobre o assunto.
Dentro do "meu universo" pensava que banho era algo normal - principalmente no nosso País por ter clima tropical - e ai descobrir que boa parte dos profissionais tem por hábito tomar banho à noite antes de dormir, e ao levantar só coloca a roupa e vai ao trabalho. Confesso que fiquei pouco chocada!
Mas, vamos lá GENTE! Tomar banho antes do trabalho faz bem. Se você não é adepto a este sistema, a partir de hoje faça o teste! Se você tomar bom banho antes de ir ao trabalho, você terá mais disposição para enfrentar os desafios do seu dia.
Lendo alguns artigos encontrei que dizia, que após seu ritual de limpeza normal é aconselhável colocar o chuveiro na posição fria e ficar 30 segundos sob a água. Em seguida coloque mais 30 segundos com o mais quente que aguentar. Isso vai abrir seus vasos capilares, aumentar o fluxo de sangue e fornecer uma sensação de estímulo; finalmente termine com mais um ciclo - 30 segundos de ducha fria.
Os benefícios que este "ritual" faz:
1. Redução do estresse - Em um estudo sobre os radicais livres, 10 pessoas saudáveis nadaram regularmente em água geladas e mostraram adaptação ao estresse oxidativo e endurecimento (uma maior tolerância ao estresse);
2. Melhoria do sistema imunológico - Outro estudo descobriu que tomar banho frio diariamente aumenta o número de glóbulos brancos que combatem as doenças. Numa tentativa de se aquecer, o corpo acelera a taxa metabólica e ativa o sistema imunitário, liberando glóbulos brancos;
3. Melhoria da circulação sanguínea - Quando exposto à água fria nossas artérias e veias se contraem. Este aperto temporário permite que o sangue flua com a pressão mais elevada, o que é bom para a circulação;
4. Aumento da capacidade de queimar gordura - Uma pesquisa mostrou que a absorção da glicose induz a criação de células de gordura marrom, que criam calor, queimam energia e mantêm as pessoas magras, claro que associado à atividade física e reeducação alimentar. Não vai pensando que só banho frio resolve;
5. Ajuda na luta contra depressão - Um estudo de 2008 descobriu que os chuveiros frios ajudam o sistema nervoso simpático a aumentar os níveis de beta-endorfina no sangue. Eles enviam um elevado nível de impulsos elétricos a partir de terminações nervosas periféricas para o cérebro, o que pode produzir um efeito antidepressivo.
Ao experimentar essa nova rotina, você deve estar preparado para o desconforto, mas estar igualmente preparado para começar o seu dia se sentindo mais revigorado do que nunca.
Gente é serio! O banho nos faz pensar melhor, nos sentir bem!
Isto vale também para depois do trabalho! Quando chegamos muito cansado em casa, tomar um banho muda nosso humor, nos sentimos aliviados, o que significa que estamos nos preparando para termos ótimo descanso, para o outro dia termos excelente desempenho no nosso trabalho.
Até a próxima!
*Este artigo foi adaptado do original, “How This Showering Trick Can Make You More Energized for the Work Day”, da Entrepreneur.

Comentários

Postagens mais visitadas